Estudo demonstra que as pessoas que praticam desporto mantêm um melhor desempenho cognitivo

12-03-2013 22:26

 

Investigadores da Universidade de Granada (Espanha) demonstraram que as pessoas que praticam habitualmente desporto apresentam um melhor rendimento cognitivo que as que têm uma má condição física.

Os dados desta investigação, divulgados hoje, indicam que desportistas têm uma melhor atenção, reagem mais rapidamente perante um estímulo externo apresentado de forma imprevisível durante uma tarefa monótona, e o seu sistema nervoso autónomo funciona de forma mais eficiente perante cargas cognitivas prolongadas no tempo.

Os investigadores trabalharam com uma população formada por 28 jovens de sexo masculino em que 14 foram estudantes da Universidade de Granada com uma idade compreendida entre 17 e 23 anos e apresentavam um baixo nível de aptidão física, de acordo com os valores normativos estabelecidos pelo Colégio Americano de Medicina do Desporto.

Os 14 restantes tinham entre 18 e 29 anos, e um alto nível de aptidão física: 11 pertenciam à Federação de Ciclismo Sub-23 da Andaluzia, e os outros 3 eram alunos da Faculdade de Ciências da Atividade Física e de Desporto da Universidade de Granada.

Segundo investigações prévias, entre os vários benefícios que advêm da prática regular de atividade física destaca-se uma melhoria do tom vagal, funcionamento mais eficiente do sistema nervoso autónomo, maior variabilidade da frequência cardíaca e inclusive parece estar relacionada com adaptações estruturais e funcionais sobre o sistema nervoso central.